A trajetória do Fresno é pautada por altos e baixos. Fenômeno adolescente nos anos 2000, época de ascensão do movimento conhecido como emocore, a banda colecionou grandes hits, títulos e, claro, algumas perdas. Literalmente, eles foram do céu ao inferno ao passarem por três gravadoras e um período conturbado de independência. Mas, mesmo com o fim da moda emo, Lucas Silveira, Gustavo Mantovani, Mario Camelo e Thiago Guerra conseguiram recriar e aperfeiçoar o seu som e continuar em cena. Agora, a banda abraça o seu passado e lança o seu primeiro DVD ao vivo: “Fresno 15 Anos”, gravado de forma intimista em uma pequena casa de shows de São Paulo. 

Os primeiros fãs do Fresno foram conquistados através da internet, quando os meninos compartilhavam suas canções de forma gratuita na rede. Com o sucesso, veio a primeira grande gravadora. “Nós acompanhamos todas as mudanças da indústria fonográfica. Fizemos turnês por todo o país, lançamos quatro discos. Mas aí, quando caímos na rotina, decidimos reverter o processo. Viramos novamente uma banda independente. Tudo isso serviu como um grande aprendizado”, explica o guitarrista Vavo em entrevista recente ao PORTAL SUCESSO!. Para o registro ao vivo, porém, a banda fechou contrato com a gigante Sony. “Mas continuamos com aquele pensamento independente do início. Isso é importante”, completa. 

“Fresno 15 Anos” foi gravado em outubro de 2014, na casa de shows Audio Club. No repertório, vinte e quatro canções que fazem uma espécie de ‘linha do tempo’ do grupo. “Tentamos fazer um apanhado de cada fase da banda. Foi bem difícil, quase saímos na porrada [risos]. O resultado ficou incrível, mas admito, muitas músicas boas acabaram ficando de fora, como ‘Porto Alegre’”. Porém, para alegria dos fãs, “Milonga” e “Desde Quando Você Se Foi” não ficaram de fora. “São duas músicas que não poderíamos esquecer. O público ama”. A novidade ficou por conta de “Acordar”, composição inédita do vocalista Lucas para o projeto. 

Em relação ao público, o Fresno continua firme e forte entre os adolescentes. Mas isso não quer dizer que entre os adultos a banda passa despercebida. No show de gravação do DVD, inclusive, Vavo conta que a platéia foi formada por muitos dos “bons e velhos” fãs dos anos 2000. “As pessoas sempre perguntam o que somos hoje, o que tocamos hoje. Responder essas duas perguntas é difícil, porque nós não gostamos de rótulos. Passamos por aquela fase do emocore, e agora tocamo rock. Temos muitas influências de vários estilos musicais. Isso define tudo”, explica o guitarrista. 

Agora, cada integrante já está casa dos trinta. Com a experiência, veio a vontade de arriscar, fazer coisas novas. “Sabe, as pessoas continuam vendo a gente como meninos. Mas já somos velhos, temos história [risos]. Agora entramos em uma nova fase. Ainda temos que tocar no Rock in Rio, no Lolla, no exterior. O Lucas acabou de lançar um livro, e ainda está escrevendo um musical. Os planos e as possibilidades são muitas”, conta Vavo. Porém, não há planos para um novo álbum de inéditas – pelo menos por enquanto. O grupo deve rodar o país com a turnê de 15 anos por um ano e, depois, sentar para pensar no futuro. “Estamos tranquilos, não temos pressa. Decidimos que só vamos gravar quando tivermos algo realmente bom para oferecer”, finaliza o guitarrista. 

› São Paulo receberá show de lançamento do DVD 

Na próxima semana, mais precisamente no dia 19 de junho, o Fresno voltará à São Paulo para lançar oficialmente o seu primeiro DVD. O show, que acontecerá no mesmo local onde o DVD “Fresno – 15 Anos” foi gravado (a casa de shows Audio Club), promete levar os fãs para uma viagem no tempo. “É uma apresentação especial. A turnê conta com um telão de LED gigante, e um telão móvel e vazado na frente do palco. É através dele que tocamos algumas músicas. Tudo é intimista, fazemos maluquices e nos divertimos no palco”, explica Vavo. Os ingressos já estão à venda pelo site Ticket360 e variam de R$150 à R$ 300.