Depois de um hiato de quase três anos, os meninos do Planta & Raiz resolveram arregaçar novamente as mangas. Isso porque desde 2013, ano de lançamento do disco “Bora Viver”, a banda vivia nas estradas, realizando shows por todo o pais. E foi através desse descanso – mais do que merecido – que surgiu as canções do EP “Segue Em Frente”, lançado em julho. Totalmente independente, o projeto foi produzido e gravado no estúdio Samambaia, em São Paulo (SP). 

No mesmo ano em que lança um projeto independente, o Planta & Raiz também completa 17 anos de estrada. Coincidência ou não, o fato é que a realização do EP foi um momento muito importante para a banda. “Mesmo quando estávamos na estrada, nós produzíamos bastante. Mas chegamos naquele momento da carreira que não queríamos produzir somente por produzir. Por isso, esperamos o momento certo. Evoluímos musicalmente, e agora lançamos algo com segurança, maturidade”, explica o vocalista Zeider em entrevista. Ao todo, “Segue em Frente” conta com sete músicas inéditas. E, em cada faixa, destaca-se uma participação especial. “Chamamos os nossos melhores amigos para este projeto. Em cada encontro surgia uma nova música, foi algo incrível. Nós sentávamos e escrevíamos, depois íamos bolar uma melodia”, conta. 

Figurinha carimbada dos fãs do Planta & Raiz, Tato Cruz, do Falamansa, voltou a compor com Zeider. “Somos amigos de longa data, então ele não poderia ter ficado de fora dessa. Por ele ter produzido o disco ‘Manifestação do Amor’ [2010], a banda toda já tinha muita afinidade com ele”, conta o vocalista. Além de Tato, Marcelo Mira, Marceleza e Ivo Mozart também participam do projeto. “O meu encontro com o Ivo foi tão bacana que escrevemos três músicas juntos. Ele é incrível”, diz. 

Justamente por trazer participações especiais de amigos íntimos da banda, o projeto, segundo Zeider, é totalmente autobiográfico. “Decidimos fazer um EP porque esse formato consegue selecionar as melhores músicas. E eu te digo, cada canção conseguiu resumir bem o que passamos durante todos esses anos”, explica o vocalista. O primeiro single do projeto, “Desde as Estrelas”, já está tocando nas rádios do país. Além dela, destaca-se a faixa “Free World”, uma composição do baixista da banda Charlie Brown Jr que faleceu em setembro de 2013. “O Champignon já havia gravado o baixo e a voz há algum tempo, então nós só adicionamos os nossos instrumentos e as vozes. O legal é que todos os direitos serão repassados para as filhas dele”, conta. 

Para o próximo ano, os planos são grandes. Segundo Zeider, o Planta & Raiz já está preparando um novo DVD ao vivo, que deverá ser gravado no primeiro semestre de 2016. “Queremos montar um projeto que fale um pouco da nossa história. Que mostre quem nós somos. Haverá músicas antigas, canções do EP e, claro, muita música nova”, revela o vocalista.