Aos 32 anos, Thiago Arancam é considerado um dos melhores tenores do mundo, e também um dos mais jovens. Ele, que é chamado por muitos de “Pavarotti Brasileiro”, entrou no mundo da música aos seis anos, por meio do coral do colégio. Logo de cara, destacou-se com sua voz de sopranino e, desde então, nunca mais parou de cantar. 

O reconhecimento internacional veio cedo. Após diplomar-se em Canto Lírico pela Academia de Canto do Teatro Alla Scala em Milão (Itália), Thiago Arancam realizou diversas turnês internacionais e se apresentou em teatros renomados, como Opera de Roma (Itália), Opera Nacional de Washington (EUA), Opera Estadual de Vienna (Áustria), Deustche Opera de Berlim (Alemanha) e Bolshoi (Moscou). “Tenho fãs espalhados pelo mundo inteiro e é sempre bom receber o carinho do nosso público. Muitas vezes recebo flores, produtos típicos dos países ao qual estou me apresentando, algo que represente a tradição e cultura desse país e muitos chocolates que são sempre deixados em meu camarim antes dos espetáculos”, conta o artista em entrevista. 

A sua rotina de trabalho é intensa. E, muitas vezes, é difícil segurar a emoção. Segundo ele, uma das maiores dificuldades dos cantores de ópera é controlar a emoção. “A única forma de manter a técnica é através da concentração. A minha preparação começa no estudo da técnica vocal e interpretativa sobre a ópera que terei que executar. Para isso, tenho o meu maestro, o professor Vincenzo Manno”. O maestro, que também é um de seus melhores amigos, é a pessoa responsável pela preparação das óperas. “Quando estou no Brasil, conto com o meu preparador musical de repertório, o maestro Bruno Rocella”, explica. 

Quando Thiago Arancam está trabalhando em alguma ópera, os ensaios duram cerca de 6 a 8 horas por dia. “Eu me encontro com todo o elenco do espetáculo, cantores, maestros, orquestra, coral, figurantes e outros, para preparar tudo. Em média, um espetáculo precisa de 3 a 4 semanas de ensaios contínuos”, revela. Para estar sempre com sua voz perfeita, o tenor também precisa de uma rotina rígida. “Para manter a saúde vocal, nada melhor do que a prática. Mas eu também não posso gritar, fumar, beber e preciso sempre me proteger no frio”, diz. 

Enquanto se apresenta em diversas cidades pelo mundo, Thiago Arancam continua trabalhando na divulgação de seu novo álbum de estúdio, “Il Mondo” (Sony Music). O projeto, assinado pelo produtor Dudu Borges, vencedor de diversos Grammy Latino, conta com um repertório diferenciado, que inclui canções populares em português, inglês, espanhol e italiano. “Foi um dos maiores desafios ao longo da minha carreira. O disco abrange faixas em quatro diferentes idiomas e estilos. E foi o Dudu quem topou esse desafio, e a nossa meta era dar uma nova cara no “Thiago”, mas sempre respeitando a classe e o bom gosto musical”, conta. Segundo ele, suas influências vão desde música clássica até Beyoncé, Rihanna, Marron 5 e Coldplay. “Acredito que conseguimos atingir o nosso objetivo, porque o resultado ficou surpreendente”, completa.