Foto: Google
Somando muitos sucessos e conquistas, fica difícil não entender porque o funk é, muitas vezes, chamado de “ostentação”. O gênero, que virou um estilo de vida, conseguiu consolidar-se na indústria e alavancar diversas carreiras. Virou popular, e invadiu a internet e a residência de milhares de pessoas.

Apesar do domínio sertanejo nas rádios e, relativamente na internet, o funk não fez feio em 2014. No relatório divulgado pelo Google, Valesca Popozuda, MC Guime, MC Gui e Anitta destacaram-se nas pesquisas durante todo o ano. Pela primeira vez, o gênero também emplacou uma música na abertura de uma novela Global – MC Guimê, com “País do Futebol”. Enquanto isso, o funkeiro MC Gui, dono do hit “Ela Quer”, foi o cantor mais buscado do Brasil na plataforma de pesquisa. O único sertanejo da lista, Lucas Lucco, ficou em sexto. No ranking feminino, Anitta conquistou o primeiro lugar. Tânia Mara e Sandy ocupam o sétimo e o oitavo, respectivamente. 

Na lista das músicas mais pesquisadas do ano, que é liderada por Psirico, com “Lepo Lepo”, mais representantes do funk. Valesca Popozuda emplacou o sucesso ”Beijinho no Ombro” em segundo lugar. O seu videoclipe, divulgado em dezembro de 2013, já ultrapassa os 40 milhões de views e é considerado um verdadeiro marco do gênero. Apesar da lista conter mais cinco músicas sertanejas, como “Domingo de Manhã” e “Cuida Bem Dela”, MC Dadinho, com “Passinho do Romano” e MC Guimê, com “País do Futebol”, ainda conseguiram se firmar no top 10. Fora isso, Anitta também foi a mulher mais pesquisada do ano. MC Gui ficou em segundo no ranking dos homens mais pesquisados, perdendo somente para o humorista Renato Aragão. 

Mas, neste ano, o funk não se limitou a internet. No ranking divulgado pela empresa de monitoramento Crowley, Anitta emplacou três músicas na lista das cem canções mais tocadas nas rádios de todo o país – “Zen”, “Bla Bla Bla” e “Na Batida” ficaram, inclusive, no top 50. MC Guime também aparece no levantamento, levando “Pais do Futebol”, uma parceria com o rapper Emicida, à 84º colocação. 

Rei e Rainha do funk? 

MC Gui e Anitta dominaram a cena funk em 2014, se destacando nas rádios e na internet. Com apenas 16 anos, o funkeiro já coleciona grandes sucessos. Seu clipe de estreia, “Ela Quer”, lançado em 2013, foi responsável por sua ascensão e já passou de oito milhões de visualizações. Enquanto isso, “O Bonde Passou”, do mesmo ano, computa o incrível número de 42.854.667 milhões de views. Mesmo com a pouca idade, o cantor já sustenta sua família, possui uma grife de roupas intitulada G-Style e ainda gerencia uma equipe de mais de 30 pessoas. E, em 2014, o MC colheu os frutos de seus sucessos e lançou o primeiro DVD de sua carreira – “O Bonde É Seu – Ao Vivo”, que marca sua grande parceria com a Universal Music. Gravado no Citibank Hall, em São Paulo, o projeto trouxe participações mais do que especiais, como Buchecha, MC Pocahontas, MC Nego Blue e MC Kapela. 

Já Anitta, a queridinha de muitos brasileiros, consegue, aos poucos, conquistar sua relevância no mundo da música. O último videoclipe da morena, “Ritmo Perfeito”, conseguiu chegar à um milhão de visualizações em menos de uma semana. E a chiclete “Show das Poderosas”, uma das músicas responsáveis por alavancar sua fama, ultrapassou 90 milhões de views. Um de seus últimos projetos do ano, inclusive, é uma parceria com o MC Guime. Além de aparecer em seu último clipe, o funkeiro estará no remix oficial de seu próximo single, “No Meu Talento”. No Grammy Latino, a cantora também foi reconhecida por seu talento, e ficou entre as pré-finalistas, ao lado de Dulce María.

Publicada em: Portal Sucesso/Terra