Cássia Eller
Foto: Google
Cássia Eller é dona de vários sucessos conhecidos por qualquer brasileiro. Afinal, quem nunca entoou os famosos versos "quem sabe eu ainda sou uma garotinha/esperando o ônibus da escola/sozinha"? Há treze anos, neste mesmo mês, a intérprete do hit "Malandragem" nos deixou, vítima de um ataque cardíaco. Dona de uma voz inconfundível, a cantora foi eleita, pela revista Rolling Stone, a décima oitava maior voz brasileira de todos os tempos. E ontem, no dia 10 de dezembro, Cássia completaria 52 anos de idade.

A paixão pela música floresceu aos 14 anos. Na época, Cássia Eller adorava tocar, no violão, canções dos Beatles. Com o passar dos anos, a cantora se tornou eclética, tocando em bares, fazendo samba, atuando como corista em óperas e até cantando em um grupo de forró. A carreira musical, porém, só decolou em meados dos anos 90, com a regravação de "Por Enquanto", originalmente escrita por Renato Russo. Por conta de sua voz grave e a presença de palco inconfundível, a canção se tornou uma das suas marcas registradas.


Intérprete declarada, Cássia compôs apenas três músicas ao longo de sua carreira. "Lullaby", uma parceria com Márcio Faraco, "Eles", escrita com Luiz Pinheiro e Tavinho Fialho e "O Marginal", ao lado de Hermelino Neder, Luiz Pinheiro e Zé Marcos. Apesar disso, suas amizades lhe renderam grandes sucessos. Ao lado de Nando Reis, a cantora cantou a famosa canção "Relicário", e foi presenteada com outros trabalhos, como "O Segundo Sol", "Luz dos Olhos" e "E.C.T" (também escrita por Marisa Monte e Carlinhos Brown).

A parceria com Nando rendeu, inclusive, uma das músicas mais românticas do cantor, "All Star", inspirada na morena. Para agradecer, Cássia Eller regravou a famosa canção. "Estranho seria se eu não me apaixonasse por você/O sal viria doce para os novos lábios/Colombo procurou as índias, mas a terra avistou em você/O som que eu ouço são as gírias do seu vocabulário". Cazuza, Frejat, Moraes Moreira, Djavan, Luiz Melodia e Marisa Monte também emprestaram suas músicas para a cantora.


Com diversos discos de estúdio gravados e outros ao vivo, Cássia Eller deixou saudade por onde passou. Em 2011, seu DVD, "Acústico MTV", vendeu mais de 250 mil cópias e alcançou a marca de DVD de Diamante. Após sua morte, o sucesso continuou com o lançamento de "Dez de Dezembro", lançado em 2002 (um ano após sua morte) por seu amigo, Nando Reis, e "Do Lado do Avesso", desenvolvido pela gravadora Universal Music no ano em que a cantora comemoraria cinquenta anos.

Durante o ano de 2014, a peça de teatro "Cássia Eller - O Musical" relembrou a trajetória da cantora, desde o início de sua carreira, em Brasília, nos anos 1980, até a consagração nacional, alguns anos mais tarde. Em cartaz no Centro Cultural Bando do Brasil, em São Paulo, a direção foi assinada por João Fonseca e Vinicius Arneiro. Os ingressos se esgotaram rapidamente e as apresentações foram recheadas de surpresas e muita emoção.



Publicada em: Portal Sucesso/Terra