Bruno Caliman nunca se apresentou em um palco. Mesmo assim, o baiano coleciona sucessos há mais de oito anos. Isso porque, com um violão e um papel na mão, ele escreve as letras que mais tarde estarão tocando no Brasil inteiro. É composição dele, por exemplo, "Domingo de Manhã". Por meio da dupla Marcos & Belutti, a canção conseguiu atingir o primeiro lugar na lista das músicas mais tocadas nas rádios do país em 2014. O levantamento foi divulgado recentemente pela agência de monitoramento Crowley.

Não é difícil imaginar como o cara que vendia jingles para comerciantes no interior da Bahia conseguiu chegar onde chegou. Suas letras, quase sempre apaixonantes, encantaram os intérpretes de todo o Brasil rapidamente. Em sete anos, Bruno Caliman vem colocando ao menos uma música entre as 10 mais. Mas, ao contrário do que se esperava, "Domingo de Manhã" não foi aceita logo de cara. No início, Marcos & Belutti acharam algumas partes da canção bem "diferentes". Foi Sorocaba, cantor e empresário da dupla, que convenceu os músicos. Dias depois do lançamento, o país inteiro já estava cantando os trechos "Poderia estar agora no espaço em um módulo lunar, oh, que chato". Virou hit.



Mas os sucessos não param por aí. O compositor também escreveu outras letras de impacto em 2014. "Gaveta", que ocupa a 34º do ranking da Crowley, também é uma parceria de Bruno Caliman com Sorocaba, da dupla Fernando & Sorocaba. Assim como "O Cara da Rádio", atual música de trabalho dos músicos. Há também "Destino", do cantor Lucas Lucco, que ocupa a 73º posição. O clipe da música, inclusive, já tem mais de dezessete milhões de visualizações no YouTube. 


As letras do compositor também chegaram até Luan Santana, claro. Para o cantor, Bruno Caliman escreveu o grande sucesso de 2013, "Te Esperando", cujo clipe já ultrapassa 43 milhões de views no YouTube. Em 2012, também compôs "Sogrão Caprichou" e, neste ano, "Escreve Aí", que faz parte do setlist do primeiro DVD acústico gravado neste mês pelo intérprete.



De onde mora, em Teixeira de Freitas, Bruno Caliman consegue ajudar a movimentar o milionário universo da música sertaneja. Aos 38 anos, reúne outros sucessos. É o exemplo da chiclete "Camaro Amarelo", famosa na voz de Munhoz & Mariano, "Fiorino", interpretada por Gabriel Gava, "Beber Cair e Levantar" (Marcelo Marrone), "Já Não Sei Mais Nada" (Bruno & Marrone) e "Passarinho" (Lucas Lucco).