Em maio do ano passado, Mayck & Lyan lançaram um Best Of com inéditas apenas no formato digital. O trabalho contou com o som da tradicional viola caipira e os modões sertanejos que desde o início marcam a trajetória da dupla. Em novembro, as coisas começaram a tomar novos rumos. Ao lançar no YouTube o videoclipe da música "Pimenta", a dupla passou a explorar novos horizontes. Com produção do sertanejo Fernando Zor (da dupla com Sorocaba), a canção apresenta letra autoral moderna, embalada por um som animado, próximo do estilo universitário. E é com esse novo olhar – focado em letras mais “contemporâneas” –, que a dupla promete lançar no segundo semestre seu novo álbum de estúdio.

O repertório será escolhido até junho próximo. “Gostamos de pescaria e normalmente estamos pescando quando surgem as ideias para nossas músicas. Em geral , o Lyan cria uma parte da letra e depois, juntos, concluímos a composição”, explica Mayck Meira. Violeiro nato, Lyan completa. “Não há pressão para escrever. Assim como os pescadores, fazemos tudo com tranquilidade, no nosso ritmo”.

No caso de "Pimenta", gravada e lançada como single digital, aconteceu a mesma coisa. "Foi o Fernando Zor que escolheu a canção, um modão marcado por cordas, sanfonas e bateria. A música é animada e a letra, divertida, fala sobre uma mulher 'chucra, bruta e violenta', pela qual a rapaziada se apaixona. Mas a moça não é flor que se cheire. Tanto que o refrão diz que sua mãe, quando ela nasceu, ao invés de açúcar passou pimenta no seu corpo", explica Mayck.

O single estará no citado novo álbum da dupla, ainda sem título, que terá em sua maioria canções autorais. Mas que fique claro: o som da viola estará, mas do que nunca, presente no álbum.“Entraremos em estúdio em maio. Vamos preservar nosso estilo tradicional, mas incluiremos várias faixas com a levada 'pra cima' de 'Pimenta'", explicam os irmãos, acrescentando que o romântico, a outra vertente do sertanejo atual, também estará representado no disco. Os projetos futuros incluem também a gravação de um novo DVD ao vivo, nos moldes do projeto acústico lançado em 2010 pela dupla.

Apesar dessas experimentações, os irmãos fazem questão de exaltar suas origens. "O modão de raiz é nossa essência. Desde pequenos, ouvimos Ronaldo Viola, Rionegro & Solimões, Chitão & Xororó e Daniel. O sertanejo tradicional está no nosso sangue. Mas estamos abertos às tendências do momento e nelas buscamos novas inspirações”, comenta Mayck. “Mesmo antenados às novidades, sempre iremos valorizar a viola. Costumo dizer que temos um pé no mato e outro na cidade", brinca Lyan.

A direção de marketing e promoção da carreira de Mayck & Lyan está sob o comando da MP Entretenimento, de Mario Portela. O profissional ressalta o talento dos rapazes. “Tive a oportunidade de trabalhar com eles na época em que era gerente de Marketing da EMI Music. Na ocasião, em três produtos, vendemos mais de 300 mil cópias. Mayck tem uma voz potente e diferenciada e Lyan é o maior violeiro de sua geração. Eles se completam e estão prontos para o sucesso. Não tenho dúvida de que são a bola da vez no segmento sertanejo de raiz”, afirma.