Rafael Almeida se tornou conhecido ao interpretar o pianista Luciano na novela “Páginas da Vida” (2006/2007), da TV Globo. Poucos sabem, no entanto, que ele começou a carreira artística como músico, tocando na banda de sua irmã, a cantora Tânia Mara. “Depois da novela, fiz outros trabalhos na TV, mas a vontade de lançar um CD aumentou muito. Foi então que reuni quinze composições e gravei o meu primeiro álbum, 'Vem Jogar'”, explica o cantor em entrevista. O disco, lançado em 2013, rendeu ao artista duas canções em trilhas globais. 

Agora, Rafael Almeida prepara um novo projeto, um EP com produção de Juliano Cortuah. O trabalho, que deverá ser lançado no segundo semestre de 2015, terá cinco faixas autorais e inéditas, com arranjos puxados para o pop. “Quando estou produzindo, tento colocar o pop, reggae, rock, R&B e soul na mesa e criar algo único, algo meu. Não me preocupo com rótulos”, explica. 

Nas redes sociais, o jovem cantor adora paparicar suas fãs, publicando covers de músicas famosas – a maioria delas em inglês. Mesmo adorando essa interação, Rafael Almeida conta que não pensa em gravar um disco com regravações. “Agora, o meu foco é outro, mas eu não descarto essa ideia", afirma o artista, que também dirige videoclipes e DVDs. "Estudei cinema e sou fanático por filmes. Tenho a minha própria produtora de vídeos e, sempre que posso, desenvolvo esse meu lado”, diz ele, que recentemente dirigiu o videoclipe da dupla Simone & Simaria e o vídeo de "Me Deixar Levar", de Tânia Mara - neste caso, com o cunhado Jayme Monjardim.