Com pinta de diva e um vozeirão pra ninguém botar defeito, IZA já se destaca pelo nome: é porque ele se escreve assim mesmo, tudo em caixa alta. Em 2016, quando assinou com a Warner Music e lançou Quem sabe sou eu, ninguém imaginava que a cantora se tornaria uma das maiores apostas para 2018 e seria descrita como “Imperatriz” por Marcelo Falcão. 

O primeiro passo para a ascensão de IZA foi a entrada de Quem sabe sou eu na trilha sonora da novela global Rock Story (2016). Depois disso, a carioca realizou mais dois lançamentos de peso (Te pegar, em janeiro de 2017, e Esse brilho é meu, em setembro), até finalmente estourar com Pesadão, uma música que mistura pop com reggae e conta com a participação especial do cantor Marcelo Falcão, líder da banda O Rappa. “Tudo o que eu fiz durante esse tempo foi muito pensado. Eu sou meticulosa, não faço nada em vão, então acredito que lancei Pesadão no momento certo”, explica a cantora. 

Lançada em outubro de 2017, Pesadão quebrou muitas barreiras e recordes. Embora todas as músicas já divulgadas por IZA tragam uma mensagem de força feminina, a faixa em parceria com Falcão mostrou um lado mais versátil e ainda mais empoderado da carioca. Enquanto Te pegar apresentou uma IZA sexy e Esse brilho é meu uma brasileira com pinta de diva pop, Pesadão foi a responsável por levar a cantora no top 5 das músicas mais tocadas no mundo no Spotify e computar incríveis 22 milhões de views no YouTube. “As pessoas me falam sempre coisas como 'não teve ninguém igual a você antes'. Eu sei que, por eu ser negra, muitas coisas acabam tendo um peso diferente. Então, me sinto muito feliz de ter chegado onde cheguei. Uma brasileira, negra, com destaque no cenário do pop mundial? É muito privilégio", diz. 

Com o destaque no Spotify, as portas começaram a se abrir ainda mais para IZA. Na última edição do Rock in Rio, ela fez uma elogiada participação no show do americano Ceelo Green, se apresentou ao lado do Projota no Prêmio Multishow em outubro e ainda foi a responsável por abrir os shows que a banda britânica Coldplay fez em São Paulo em novembro. “2017 foi um ano muito especial para mim. Todas essas conquistas deram a oportunidade das pessoas me conhecerem e conhecerem minha arte, além de prepararem o terreno para o que está por vir em 2018”, comenta. 

Agora, IZA tem um importante desafio pela frente: lançar seu primeiro álbum. O projeto, intitulado Dona de mim, sairá nos próximos meses e figura entre os lançamentos mais aguardados do ano. “Vejo que Pesadão foi um ótimo lead-single. Admito que, antes dele, eu estava com medo do que as pessoas iam achar, se iam gostar. Eu sempre busquei ser leal aos meus ideais, a minha arte, ao que penso e represento. E Pesadão conseguiu ser o maior exemplo disso. As pessoas gostaram e abraçaram a ideia, o que é ótimo, porque a faixa é diferente de tudo o que andamos ouvindo, mas é basicamente uma amostra do meu disco”

Segundo a cantora, Dona de mim é um título “autoexplicativo”, por isso, os fãs podem esperar por letras fortes, que falarão bastante sobre empoderamento e sua própria vida. “Sou muito perfeccionista, não lançarei algo até que ache que está perfeito. O que posso adiantar é que um projeto que mostrará muito minha voz, emoção e meus ideais”, revela. “Mal posso esperar para viajar o Brasil cantando essas músicas, conhecendo meus fãs, mostrando minha arte. Se 2017 foi o ponto alto da minha carreira, 2018 promete ser ainda melhor ”, finaliza.

 Matéria publicada na revista Sucesso! em janeiro de 2018.