Foto: Reprodução

Hoje é dia de rock! A rádio 89 FM completa, nesta terça-feira, 29 anos de existência. Provando que o som das guitarras e dos amplificadores foi mais alto do que os pandeiros do samba, as melodias do sertanejo e as batidas do pop, a rádio comemora a data tendo, na bagagem, muita história para contar. Mais do que isso, a emissora também completa, em dezembro, o segundo ano da volta do slogan "A Rádio Rock", após seis anos atuando no segmento voltado ao público jovem. 

A história de uma das principais rádios alternativas do país começou em 1985, quando a indústria ainda estava se familiarizando com o gênero musical. Neste ano, inclusive, ocorreu a 1ª edição do Rock in Rio, com as lendas Queen, Iron Maiden, AC/DC, Whitesnake e Scorpions, além da transmissão do Live Aid, onde o Queen realizou uma das suas melhores apresentações. Rapidamente, a emissora se consolidou como uma verdadeira marca, atendendo aos fãs do gênero que cresciam a cada dia. 

Em 2006, a 89 FM mudou o seu ramo de atividades, e passou a atuar no segmento mais jovem, pop, transmitindo canções de gêneros musicais variados. Apesar da atitude ter sido bastante criticada, ela não passou de uma sacada rápida, uma vez que o comportamento dos jovens havia mudado. Neste período, a rádio passou a se chamar Fast89 FM, como parte de uma parceria com a Nestlé. Novos programas foram criados, com o intuito de trazer mais interatividade nas suas transmissões. 

Seis anos depois da mudança, os fãs assíduos do rock resolveram criar um mutirão para trazer a Rádio Rock de volta. A campanha, que contou com a ajuda do UOL, invadiu as redes sociais. No dia 21 de dezembro de 2012, foi anunciada a tão esperada transmissão de retorno. Entre as novidades, a parceira com o portal, que agora traz, para os intervalos, conteúdos sobre as principais notícias do entretenimento, do mundo do rock, além de informações sobre política e esporte. 

Para deixar sua história registrada, a 89 FM lançou, no primeiro semestre de 2014, o livro "89 FM – A História da Rádio Rock do Brasil", assinado pelo jornalista Ricardo Alexandre, ganhador do Prêmio Jabuti de 2010. A obra, que traz depoimentos, entrevistas e fotos raras da emissora, ainda conta com revelações dos bastidores do dia 21 de dezembro de 2012.