Foto: Iule Karalkovas
Ivete Sangalo e Criolo serão as estrelas da turnê "Nivea Viva Tim Maia", que homenageará, em sete cidades do país, o cantor e compositor Tim Maia. O anuncio aconteceu em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (04). Nos anos anteriores, o projeto gratuito teve como foco o trabalho de Elis Regina (2012), Tom Jobim (2013) e o samba (2014).

A direção artística do projeto será assinada por Monique Gardenberg. Daniel Ganjaman ficará responsável pela produção e direção musical, auxiliado pelo filho de Tim Maia, Carmelo. "Quando você entrega a música de alguém a outro intérprete, é preciso fazer uma releitura. E estamos trabalhando nisso. O Tim trouxe a música negra americana, o soul, e misturou ao samba. Agora, é preciso trazer isso ao público com novos olhos, mas sem tirar sua essência. Chegou a hora de resgatar o otimismo que ele sempre transmitiu em suas canções", explica Monique Gardenberg. "Ter o filho de Tim participando de algo tão grandioso é muito bom. Realmente, muito reconfortante", comenta Criolo.

Em declaração exclusiva, Ivete Sangalo se mostra entusiasmada com a maratona de shows. "Eu já cantei axé, samba, pop, e agora vem um pouco do soul. Vai ser uma nova experiência, e não digo que há responsabilidade da minha parte nisso, porque cantar Tim é muito prazeroso. É muita emoção. Já usei algumas músicas dele no meu DVD, então não vou me preocupar no palco. Vai ser uma grande festa", explica. Em 2007, a cantora gravou, no Rio de Janeiro (RJ), o trabalho "Ivete: Ao Vivo No Maracanã". No repertório, os sucessos "Não Quero Dinheiro Só Quero Amar" e "Não Vou Ficar", ambos de Tim Maia. "Onde eu chego é só amor. E quero passar isso para o público, essas sensações maravilhosas que as músicas de Tim possuem. É um presente que recebi, e não poderia estar mais feliz", completa.

Criolo, que acaba de voltar de uma turnê na Europa, associa a obra de Tim Maia à sua infância ao lado dos pais. "Eu cresci ouvindo as músicas dele. Meus pais cantavam enquanto lavavam a louça, sabe? E nos bailinhos do colégio também. Acho que ele é aquele tipo de artista que não se fala, se sente", explica. Ao lado de Ivete Sangalo, o cantor promete trazer ao palco um pouco de sua música, o rap. "O Tim foi uma grande inspiração para mim", disse.

O repertório ainda está em fase de preparação. Mas, de acordo com Monique Gardenberg, a ideia é poder mostrar para o público todos os lados do interprete. "Vai ter sucesso. O projeto tem como intuito fazer uma grande celebração, uma festa no palco, mas isso não quer dizer que nós vamos deixar de lado as fases mais obscuras dele. Vai ter de tudo", comenta. Segundo ela, o objetivo, agora, é unir duas gerações de vozes da música brasileira - Ivete Sangalo e Criolo. Daniel Ganjaman explica essa união. "Haverá momentos em que eles vão cantar sozinhos, mas teremos duetos. Aliás, essa vai ser a parte mais divertida".

Carmelo Maia, filho de Tim Maia, se mostra muito feliz com a realização do projeto. "Quando recebi a proposta, fiquei muito sensibilizado com a forma, o carinho e a proteção dados à obra do meu pai. E ter Ivete Sangalo e Criolo é maravilhoso. Primeiro porque a Ivete é uma das maiores intérpretes do Brasil, e sempre se mostrou fã incondicional do Tim. Já o Criolo sempre sofreu influência dele, principalmente por conta de sua história", contou em  declaração exclusiva. 

Abaixo, confira as datas e locais do "Nivea Viva Tim Maia":

12/4 - 16H30
Porto Alegre - Praça Pôr do Sol

26/4, 17H30
Recife - Parque Dona Lindu

24/5 -  16h30
Salvador - Elevador Lacerda

31/5 - 16h30
Fortaleza - Aterro Praia de Iracema

14/6 - 17h
Brasília - Parque da Cidade Dona Sarah Kubtchek

21/6 -  17h
Rio de Janeiro - Praia de Copacabana

28/6 - 16h30
São Paulo - Parque da Juventude

Matéria publicada aqui