Vitória Moraes, mais conhecida como Viih Tube, é um verdadeiro fenômeno na internet. São mais de três milhões de inscritos no YouTube, 3,4 milhões de seguidores no Instagram e 363 mil no Twitter. Tudo isso aos 16 anos. Isso mesmo, 16 anos! 

Considerada uma das maiores influenciadoras da atualidade, Viih é uma belieber assumida que não tem medo nenhum de falar o que pensa. Esse é, inclusive, um dos motivos do seu sucesso. “Eu não sou um personagem. A Viih dos vídeos é a Viih da vida real”, dispara a morena, que, depois de bombar no YouTube, lança seu primeiro livro pela Intrínseca. No último domingo (28), ela esteve na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo para realizar uma sessão de autógrafos de Tudo Tem Uma Primeira Vez, e conversou comigo sobre sua carreira promissora. Confira: 

Me conta um pouquinho sobre Tudo Tem Uma Primeira Vez. Como surgiu a ideia do livro? 
Viih Tube: Comecei a escrever esse livro já sabendo mais ou menos o que eu queria. Sempre quis escrever uma obra, então, quando tive essa oportunidade, sabia que tinha que escrever algo que as pessoas da minha idade [Vitória, de 16 anos, começou a escrever o livro aos 15] gostassem de ler. Sabe, eu queria algo que os meus seguidores se identificassem. Então fiz isso. Escrevi sobre a minha adolescência e situações que tanto meninas quanto meninos da minha idade passam no dia a dia. 

Cada capítulo fala sobre a sua primeira vez em determinado assunto, né? 
Isso. A adolescência é uma fase onde tudo muda, né? A fase onde você mais muda, na verdade. Então você acaba passando por muitas coisas… é por isso que em cada capítulo eu trago alguma primeira vez minha. O meu primeiro beijo, a primeira vez que briguei com uma amiga, a minha primeira festa… pelo meu público alvo ser pré-adolescentes e adolescentes, isso foi bem bacana porque quem me conhece acabou se identificando bastante. 

É quase uma biografia… 
É e não é. Eu conto algumas coisas que aconteceram comigo, mas também dou alguns conselhos e dicas. Sei que não vivi muito, mas gosto de pensar que esse livro acabou ajudando alguém de alguma maneira. 

Como é para você ser tão nova e ter tantos fãs e seguidores nas redes sociais? 
É bem diferente. Quando eu tinha uns 12 anos eu me agenciei em algumas agências de modelo e fiz alguns testes para televisão. Nessa época, eu também cursava teatro e fazia algumas peças. Então, sabia que queria isso para minha vida, porque sempre tive essa vontade de ser reconhecida, mas não imaginava que isso fosse acontecer tão rápido. Imaginava que iria acontecer lá pelos meus 20 anos… mas isso é ótimo, porque vou ter mais tempo para aprender e muito mais oportunidades. 

E como fica a questão da escola? 
Todo esse reconhecimento é uma coisa complicada, porque eu ainda tenho uma vida normal de adolescente. Tenho que estudar, tenho provas, trabalhos… não saí da escola, claro, acho que isso é o básico para qualquer ser humano. Todo mundo precisa se instruir, né? Nunca faria isso de abandonar os estudos… até porque a fama é uma questão de auge, eu posso cair a qualquer momento. 

E você vai bem na escola? É fácil conciliar a sua carreira com as suas tarefas? 
 Vou sim! Sou uma pessoa muito organizada, então fica fácil conciliar tudo. Claro que minha vida mudou bastante com o tempo, é tudo muito corrido, mas eu consigo fazer tudo o que tenho que fazer, sem perder nada. 

E como é a sua relação com o pessoal da escola? Eles conhecem o seu trabalho? 
As pessoas sabem quem eu sou, sabem do meu canal, sabem que faço vídeos para a internet. Mas é bem tranquilo, porque estou na mesma escola desde os meus oito meses de vida. Então, eles não me veem como Viih Tube, eles me veem apenas como a Vitória. E todo mundo me respeita, sabe? Eles sabem que, quando estou na sala de aula, é o momento em que preciso estudar e não ser a Viih. 

Como aconteceu essa sua transição de sair da internet e entrar no meio editorial? 
Foi incrível! Era algo que eu já queria fazer, né? Quando comecei a escrever, achei que seria bem mais rápido e fácil do que foi, mas eu acabei percebendo que é um trabalho bem difícil e que exige coisas que a gravação de vídeos não exige. Lembro que me deram um prazo para escrever, mas eu acabei demorando o dobro [risos]. Mas isso foi bom, porque fui bem detalhista, escrevi tudo o que eu queria e não deixei nada de fora. 

Você pretende continuar escrevendo? 
Sim! Eu adorei a experiência. A maioria das pessoas que compraram o meu livro conhecem o meu trabalho na internet, mas toda uma galera nova que não me conhecia passou a me conhecer, e isso é incrível. Depois que terminei de escrever o livro, escrevi a minha primeira peça de teatro. Então não quero parar! Pretendo escrever um segundo livro e algumas peças de teatro… talvez até uma série.

Entrevista publicada no site DAMMIT - MTV.