No último mês, Fernanda Gentil realizou mais um de seus sonhos: participar de uma Bienal Internacional do Livro como autora. O evento, que aconteceu em São Paulo, reuniu milhares de pessoas e ainda contou com uma sessão de autógrafos especial de Gentil Como a Gente – A História de Uma Família Sem Firulas, obra lançada pela jornalista em junho. Saca só como foi a passagem dela no estande da Intrínseca:

Realmente, ela é a simpatia em pessoa! Logo que chegamos no estande da Intrínseca, vimos muitas pessoas perguntando “Quem está autografando?” por conta do tamanho da fila da sessão. “É a Fernanda Gentil”, diziam as funcionárias da editora. “Quem é essa?”, alguns curiosos retrucavam. Não era preciso nem responder. Todo mundo que via Fernanda dava gritinhos e dizia coisas como “Ai meu deus, é aquela jornalista bonita da Globo”. Uma loucura!

Durante essa sessão de autógrafos, eu me encontrei com Fernanda Gentil rapidamente. Olha só como foi minha conversa com ela:

E aí, como tem sido os eventos de lançamento do livro? 
Fernanda Gentil: Nós fizemos sessões no Rio de Janeiro e São Paulo, que são dois lugares que adoro. Esse é o meu primeiro livro, então nós só vamos fazer nessas duas cidades. Estou muito animada e realizada, porque eu sempre quis lançar um livro, né? E é demais esse clima daqui, poder ver todo mundo reunido por mim e ter essa troca de energia incrível.

O que você está achando da Bienal?
É maravilhoso! Um sonho sendo realizado. Assim que cheguei aqui já reconheci alguns rostos que estavam na fila do autógrafo, pessoas que me seguem nas redes sociais e tal. Esses eventos são incríveis, porque eu posso ter o feedback do que as pessoas acharam do livro.

E como é a sua relação com o pessoal que te segue nas redes sociais? Tenho que admitir, eu me divirto muito com o seu Instagram! 
Obrigada! Eu me divirto muito por lá, é verdade. Tem o lado bom e o lado ruim, né? O lado bom é poder mostrar um pouquinho mais do meu dia a dia e das minhas loucuras, mas é ruim ver tantas mensagens bacanas e não poder responder todo mundo…


As pessoas estão surtando ao ver você aqui! E você, costuma surtar por alguém? 
Sandy! Isso é óbvio, eu amo aquela mulher! [Risos] O que foi? [Nesse momento, o fotógrafo começou a rir, o que acabou desencadeando risadas minhas e da assessora] Do que vocês estão rindo, gente? Ela é incrível! [Risos] Lembro que eu era adolescente e chegava a passar mal com ela… Sandy é a única artista para quem eu escrevia cartinhas, acredita? E vocês podem rir a vontade, porque agora nós somos super amigas! Beijo sociedade! [Risos]

E como foi essa transição da TV para o livro? 
Foi muito bacana… apesar de ser um livro, é uma obra bem aberta, porque fala sobre a minha relação com o Matheus, né? Não é um romance, não chega a ser literatura, é mais uma biografia. E isso é muito bom, porque deu a oportunidade das pessoas me conhecerem um pouco mais. Fora isso, eu conheci muita gente lançamento esse livro.

Como você define o seu livro? 
É um livro pra quem gosta de chocolate, rúcula, banana amassada, chopp, viagens, para brancos, pretos, altos, baixos, magrinhos, gordinhos, adultos, crianças. Resumindo… é um livro para quem gosta de se divertir. Em todos os capítulos eu tentei ser engraçada ao contar a rotina de uma vida a dois, sempre tentando provocar risadas e emoções. É para rir e também para chorar, claro.


Entrevista publicada no site DAMMIT (MTV)